Como funciona a escola de tempo integral da rede estadual de Goiás?

A escola de tempo integral tem jornada diária de 9 ou 7 horas, dependendo do modelo adotado pela unidade. Durante o dia, são servidas três refeições e os estudantes participam de aulas diversificadas e atividades práticas. Muito mais do que passar o dia todo na escola, a escola de tempo integral de Goiás visa o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada.

A educação em tempo integral começou a ser implementada na rede pública estadual de ensino de Goiás em 2006, inicialmente nas escolas de Ensino Fundamental. No Ensino Médio, a ampliação do tempo de permanência na escola teve início em 2013, quando 15 unidades se adequaram ao Programa Novo Futuro.

Quantas escolas de tempo integral existem na rede estadual de Goiás?

Hoje, há 269 escolas de tempo integral na rede pública estadual de Goiás, chamadas de Centro de Ensino em Período Integral (Cepi). Confira a lista de escolas de tempo integral neste link.

Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação estabelecem a meta de, até 2024, oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

 

12 vantagens da escola de tempo integral

1 – MELHORES RESULTADOS EDUCACIONAIS

As escolas de tempo integral apresentam resultados melhores no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil. Com mais tempo na escola, os estudantes de Cepis apresentam maiores taxas de aprovação, melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e mais chance de ingressar no Ensino Superior.

2 – FORMAÇÃO PARA A VIDA
3 – DISCIPLINAS OPTATIVAS
4 – PROJETO DE VIDA
5 – PREPARAÇÃO PARA O FUTURO
6 – PREPARAÇÃO PARA O ENEM
7 – ATIVIDADES PRÁTICAS
8 – INICIAÇÃO CIENTÍFICA
9 – ACOLHIMENTO
10 – TUTORIA
11 – PROTAGONISMO JUVENIL
12 – ESTUDO ORIENTADO
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Perguntas e Respostas

1 – O que é uma escola de tempo integral?

A escola de tempo integral tem jornada diária de 9 ou 7 horas, dependendo do modelo adotado pela unidade. Durante o dia, são servidas três refeições e os estudantes participam de aulas diversificadas e atividades práticas voltadas para o desenvolvimento integral do estudante (nas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural).

2 – Qual é horário de aula na escola de tempo integral?
3 – O que é ensinado em um Cepi? Qual é a matriz curricular da escola de tempo integral?
4 – Quantas refeições são servidas na escola de tempo integral?
5 – Há diferença entre os calendários da escola de tempo integral e da escola de tempo parcial?
6 – Como se matricular?
7 – Os resultados educacionais das escolas de tempo integral são melhores?
8 – Há alguma legislação que regulamenta a educação em tempo integral em Goiás?
Depoimentos de estudantes

“O ensino integral não é uma coisa só voltada para conteúdo, matéria, é voltada para uma formação completa, formação de caráter da pessoa. E permite que as pessoas que chegam aqui sem perspectiva de vida, sem perspectiva de futuro, saiam daqui com sonhos”.

Geovanni Alves, aluno do Cepi Pedro Gomes, de Goiânia

“Para não ter um cotidiano chato, já que é o dia todo, o Cepi tem muitos trabalhos, brincadeiras, projetos, matérias diferentes. É muito dinâmico! Então acaba sendo bem legal. E o acolhimento é muito bom. Por passarmos tanto tempo juntos, a escola vira sua família. Então o acolhimento é muito importante”.

Alícia Rodrigues, estudante do Cepi Santa Luzia, de Aparecida de Goiânia

“No começo achei muito cansativo. Mas depois de um tempo me acostumei. Eu prefiro estudar em tempo integral porque quando se estuda em meio período você fica mais ocioso. Ficar na escola o dia todo me impulsiona mais a estudar.

Cicília Sousa Costa, estudante do Cepi Lyceu de Goiânia
Image

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.