Perguntas frequentes sobre o novo Ensino Médio
O novo Ensino Médio exclui disciplinas que antes faziam parte do currículo?
Não. O DC-GOEM estabelece como obrigatória a oferta dos componentes curriculares da Formação Geral Básica: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física. Além desses componentes obrigatórios, o aluno tem aulas de Eletiva (disciplina de livre escolha), Projeto de Vida e Trilhas de Aprofundamento.

Como será a oferta dos Itinerários Formativos? Cada escola terá que oferecer quantas opções para o aluno?
Cada escola deve oferecer duas opções de Trilha de Aprofundamento e duas opções de Eletiva. O aluno pode cursar a Trilha de Aprofundamento escolhida em outra unidade escolar.

Quando o estudante fará a escolha do Itinerário Formativo?
Na 2ª série. Para auxiliá-lo nessa escolha, o estudante terá aulas de Projeto de Vida desde a 1ª série, que vão desenvolver autoconhecimento, identificação de habilidades e planejamento para o futuro.

Quando o novo Ensino Médio será implantado nas escolas?
A partir de 2022, gradativamente. Todas as escolas de Ensino Médio já tiveram sua carga horária ampliada e contam com aulas de Projeto de Vida e Eletivas. Em 2022, 369 escolas vão começar a ofertar Trilhas de Aprofundamento para estudantes da 2ª série e, em 2023, a previsão é ampliar as trilhas para todas as escolas estaduais.

Qual a Língua Estrangeira ofertada no novo Ensino Médio? Inglês ou Espanhol?
A Lei nº 13.415/2017 tornou a Língua Inglesa obrigatória no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Por isso, todas as escolas devem ter aulas de Inglês, mas as unidades que desejarem podem ofertar também aulas de Espanhol como uma Eletiva.

Como será o novo Ensino Médio no turno noturno?
Para os estudantes do turno noturno, a Secretaria de Estado de Educação vai oferecer cursos de Educação a Distância (EaD) para complementação da carga horária.

Como será o novo Ensino Médio nas escolas de tempo integral? E nos colégios militares?
Todas as turmas de 1ª série de Ensino Médio dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) e escolas cívico-militares terão Trilhas de Aprofundamento, Eletivas, Projeto de Vida e carga horária ampliada em 2022. Nas escolas de tempo integral, a adequação para o novo Ensino Médio será realizada com a redução da carga horária do Núcleo Comum e a ampliação da carga horária de Núcleo Livre (parte flexível do currículo). O horário de aula será mantido normalmente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.